Projeto já Aprovado em Lei de incentivo – PNAB 38/2024
O Ateliê Vivo é um projeto transdisciplinar e independente de práticas manuais têxteis, vestuário e arte, idealizado e coordenado por 4 mulheres, contando com um acervo de moldes de diversos estilistas e artistas brasileiros; e que atua desde 2015, com sede em São Paulo.
Em um mundo cada vez mais conectado, onde o digital e o físico se entrelaçam, lugares como o Ateliê Vivo se tornam essenciais. Neste espaço, as comunidades se constroem através de memórias e experiências compartilhadas, criando um terreno fértil para o desenvolvimento social, cultural e político.
Através da troca de saberes e da colaboração, barreiras são derrubadas: desigualdades socioeconômicas, étnicas, de gênero, idade e até mesmo geográficas se tornam menos significativas. A autonomia do indivíduo é fortalecida, abrindo caminho para a inclusão social e econômica.
Neste ambiente inspirador, a produção de conhecimento e a criação manual se unem em um processo único. O conceito de “pensar-fazendo” redefine a relação entre “teoria” e “prática”, mostrando que ambas se complementam e se enriquecem mutuamente. Cada gesto manual carrega em si a força humana, a capacidade de criar e transformar. É através do trabalho manual que passamos a valorizar o conhecimento ancestral, preservando saberes e construindo espaços de encontro e troca.
A moda, como a conhecemos, muitas vezes perpetua a desvalorização de corpos e vidas, limitando a expressão individual. A indústria da moda tradicional, com seus processos mecanizados e predatórios, tira do consumidor a chance de participar da criação e da produção das peças.
O Ateliê Vivo propõe uma alternativa: a moda-educação; proporcionando o acesso à educação em moda como um direito fundamental, capaz de reduzir desigualdades, gerar inclusão e promover um consumo mais consciente.
Após 10 anos do projeto e com um número maior de doações, é necessária a manutenção desse acervo de modelagens, que são feitas de papel e que com o uso foram se deteriorando, assim como a substituição e manutenção de algumas máquinas que já não funcionam mais.
Com o subsídio do edital PNAB 38 / 2024 para o projeto “Manutenção e Modernização – 10 anos de Ateliê Vivo” será possível pela primeira vez realizar a modernização de parte deste importante espaço cultural, criando um ambiente mais inclusivo e acessível, fomentando um calendário de atividades gratuitas que traz formação, repertório e autonomia do fazer manual, além da pesquisa e difusão da trajetória do design de moda brasileiro através da acervo de modelagem e de sua preservação.
PANB 38/2024